Governo do Estado de Santa Catarina
Ouvidoria Doadores
FECHAR

Acessibilidade

O que é Acessibilidade?

A expressão “acessibilidade”, presente em diversas áreas de atividade, tem também na informática um importante significado. Representa para o nosso usuário não só o direito de acessar a rede de informações, mas também o direito de eliminação de barreiras arquitetônicas, de disponibilidade de comunicação, de acesso físico, de equipamentos e programas adequados, de conteúdo e apresentação da informação em formatos alternativos.

Não é fácil, a princípio, avaliar a importância dessa temática associada à concepção de páginas para a web. Mas os dados W3C Brasil (Consórcio para a WEB) e WAI Iniciativa para a Acessibilidade na Rede) apontam situações e características diversas que o usuário pode apresentar:

  1. Incapacidade de ver, ouvir ou deslocar-se, ou grande dificuldade - quando não a impossibilidade - de interpretar certos tipos de informação.
  2. Dificuldade visual para ler ou compreender textos.
  3. Incapacidade para usar o teclado ou o mouse, ou não dispor deles.
  4. Insuficiência de quadros, apresentando apenas texto ou dimensões reduzidas, ou uma ligação muito lenta à Internet.
  5. Dificuldade para falar ou compreender, fluentemente, a língua em que o documento foi escrito.
  6. Ocupação dos olhos, ouvidos ou mãos, por exemplo, ao volante a caminho do emprego, ou no trabalho em ambiente barulhento.
  7. Desatualização, pelo uso de navegador com versão muito antiga, ou navegador completamente diferente dos habituais, ou por voz ou sistema operacional menos difundido.

Essas diferentes situações e características precisam ser levadas em conta pelos criadores de conteúdo durante a concepção de uma página. Para ser realmente potencializador da acessibilidade, cada projeto de página deve proporcionar respostas simultâneas a vários grupos de incapacidade ou deficiência e, por extensão, ao universo de usuários da web. Os autores de páginas em HTML obtêm um maior domínio sobre as páginas criadas, por exemplo, com a utilização e divisão de folhas de estilo para controle de tipos de letra, e eliminação do elemento FONT. Assim, além de torná-las mais acessíveis a pessoas com problemas de visão, reduzem seu tempo de transferência, em benefício da totalidade dos usuários.

Teclas de Atalhos

Saiba mais como utilizar as teclas de atalho Como utilizar as teclas de atalho

Mais informações:

A ACESSO BRASILfoi organizada com a finalidade de exercer atividades de filantropia, educação e investimento social para a promoção da defesa dos direitos de pessoas portadoras de necessidades especiais, deficientes físicos, crianças e adolescentes para o desenvolvimento humano, guiando–se pela promoção da assistência social, da ética, da paz, da cidadania, da democracia, da luta contra a discriminação, sexual, étnica e racial.

www.acessobrasil.org.br

Use um leitor de tela

O leitor de tela é um software usado para obter resposta do computador por meio sonoro, usado principalmente por deficientes visuais. Também pode ser usado apenas para uma maior eficiência e conforto do usuário.

As pessoas portadoras de deficiência visual podem navegar pela Internet, utilizando um programa de leitura de tela. Estes programas vão passando por textos e imagens e sintetizando a fala humana. Basicamente, o programa é para a pessoa o que está na tela.

Entre os programas disponíveis para deficientes visuais estão:

  • Nitrous Voice Flux
  • Controla o computador por voz e é 100% gratuito e fácil de instalar.
  • IBM Via Voice
  • Controla o computador por voz.
  • NVDA
  • Software livre para ler tela em ambiente Windows, com suporte a vários idiomas (incluindo português)
  • Jaws for windows
  • Leitor de tela em diversos idiomas.
  • Virtual vision
  • Leitor de telas em português do brasil.
  • dosvox
  • Sistema para deficientes visuais (versão para windows ou para linux).

Obs.: O navegador da web Opera possui capacidade de leitura de tela.

Não conhece um termo?
Consulte o nosso glossário

Enquete

Você é favorável à utilização de radares fixos para controle de velocidade nas Rodovias Estaduais?

Resultado Parcial Enquetes Anteriores
  • CPMR - Comando de Policiamento Militar Rodoviário - PMSC
  • Comandante do CPMR: Coronel PM José Norberto de Souza Filho
  • Rua Prefeito Dib Cherem, 2579 - Capoeiras - Florianópolis - SC
  • 88090-000 - (48) 3271-2300