DATA DA PUBLICAÇÃO: 2018-05-24

Operação IRONMAN 2018

Confira as alterações no trânsito nas rodovias estaduais

.

OPERAÇÃO IRONMAN BRASIL 2018

O Comando de Policiamento Rodoviário estará atuando em conjunto com o Comando do Policiamento da 1ª Região de Polícia Militar e da Diretoria de Instrução e Ensino na Operação Ironman Brasil 2018, que se realizará no município de Florianópolis, no próximo dia 27 de maio de 2018 (domingo).

Para esta Operação, a Polícia Militar Rodoviária estará empregando 83 (oitenta e três) Policiais Militares, os quais atuarão em toda a extensão das rodovias SC-400, SC-401 (norte e sul) e SC-402, procurando proporcionar segurança aos competidores e demais usuários que transitarão pelas citadas rodovias, bem como proporcionar a fluidez do trânsito de veículos, que se dará conjuntamente com a competição.

Para este evento, serão utilizadas 20 (vinte) viaturas operacionais e 10 (dez) motocicletas, as quais serão distribuídas nos principais acessos, cruzamentos e locais de grande fluxo de veículos e atuarão também no acompanhamento dos atletas participantes da competição esportiva, como batedores.

Convém informar e solicitar a divulgação através deste órgão de imprensa sobre as principais medidas que serão adotadas no policiamento rodoviário para este evento:

1. A rodovia SC-400 (rodovia que dá acesso à praia da Daniela) poderá ser interditada no horário entre as 07h15min às 08h15min.

2. Rodovia SC-401, a faixa da esquerda (central) estará destinada aos atletas (ciclistas) e a da direita ao trânsito de veículos (esta modificação ocorrerá nos dois sentidos).

3. O elevado de Jurerê será interditado ao trânsito, a partir das 06h15min, do dia 27/05/18, em ambos os sentidos, sendo que o tráfego de veículos para acesso a SC402 (Jurerê e Daniela) deverá realizar o retorno no elevado da Vargem Pequena e os que vem no sentido Jurerê para Canasvieiras deverão fazer o retorno no elevado de Santo Antonio de Lisboa;

4. Na rodovia SC-402 (viaduto de Jurerê/SC-401 até Jurerê tradicional) o trânsito de veículos ocorrerá pelo acostamento, sendo que as faixas de rolamento serão destinadas aos atletas (ciclistas).

5. Na SC-401 Sul (Via Expressa Sul): o trânsito para veículos nos dois sentidos estará fechado a partir das 07h15min horas do dia 28/05/17 (domingo), permanecendo nesta situação até por volta das 17h00min.

6. No horário entre 12h00min e 18h00min o trânsito de veículos pela SC 400 estará interditado no sentido Centro/Jurerê Internacional, do Km 0,0 (Trevo com a SC402) ao Km 1,5 (Trevo de acesso a Jurerê Internacional), o acesso a Jurerê Internacional e a Daniela será por Jurerê tradicional.

Devido às medidas adotadas, as quais visam à segurança dos usuários das rodovias e dos atletas competidores, solicitamos a compreensão dos que necessitarem utilizar as rodovias que dão acesso ao Sul da Ilha (SC-401 Sul) e ao Norte da Ilha (SC-400, 401 e 402), uma vez que estamos prevendo problemas de mobilidade com congestionamentos, em função da utilização de apenas uma faixa de rolamento para os veículos na SC-401 Norte, a interdição da SC-401 Sul e a presença dos ciclistas nas rodovias SC-400 e SC402, sendo que os veículos transitarão pelo acostamento.Para acesso ao sul da ilha o trânsito ocorrerá pelas Avenidas Waldemar Vieira e Jorge Lacerda (Costeira).

Desta forma solicitamos a todos os usuários, que evitem utilizar as Rodovias Estaduais que serão utilizadas como trajeto do evento, no dia 27 de maio (domingo), visando amenizar a situação.

Caso não seja possível, solicitamos a todos que terão que se deslocar com compromissos marcados, incluindo os que deslocarão ao Aeroporto Hercílio Luz que o façam com a máxima antecedência possível para evitar contratempos decorrentes dos problemas de mobilidade.

Até o restabelecimento da normalidade do trânsito, pedimos paciência e compreensão das pessoas que porventura venham a sofrer algum transtorno, lembrando que este evento é apoiado pelos Governos Estadual e Municipal e conta com a autorização dos órgãos de trânsito, e cabe a Polícia Militar Rodoviária tão somente garantir a segurança dos atletas e usuários das Rodovias Estaduais.

Qualquer informação sobre o trânsito no dia 27 de maio pelas rodovias estaduais onde estará se realizando a operação, bem como possíveis orientações, poderão ser obtidas pelo telefone 198 ou pelo fone (48) 3271-2300.

Este Comando coloca-se a disposição para eventuais esclarecimentos.

Florianópolis, 21 de maio de 2018.

JOSÉ NORBERTO DE SOUZA FILHO

Coronel PM Comandante do Comando de Policiamento Rodoviário