DATA DA PUBLICAÇÃO: 13/01/2020

Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina em números - 2019

PMRv divulga balanço de 2019

O ano de 2019 foi de muito trabalho para nossos patrulheiros rodoviários de Santa Catarina. A Polícia Militar Rodoviária se esforçou para garantir a segurança de todos os 4 mil quilômetros de rodovias catarinenses.
O trânsito depende de vários fatores para ser seguro, os três que reúnem o conjunto são: a engenharia, que são os equipamentos dos veículos e as condições da via para a trafegabilidade; a fiscalização, realizada Polícia Militar Rodoviária; e a Educação, que envolve o comportamento do condutor.

Temos muito que avançar em todos os pontos, mas o comportamento do condutor é o mais importante. Em 2019, além do leve aumento no número de mortes em relação a 2018, mais motoristas foram flagrados embriagados, conforme o gráfico constante na imagem.

Foram quase 7 mil acidentes atendidos em todos ano (6.878), muitos sob chuva forte, neblina e até neve. Além disso foram 9221 autuações para veículos não licenciados que trafegavam pelas nossas rodovias. Motoristas autuados por estarem sem o cinto de segurança totalizaram 9.970 autuações. Uma infração que oferece grande risco a todos que trafegam pelas rodovias é a ultrapassagem pela contramão com linha de divisão de fluxos opostos, contínua amarela, 5.527 motoristas foram autuados por esta razão, além daqueles que trafegavam com seus veículos em mau estado de conservação e comprometiam a segurança própria e de terceiros, foram 5.053 condutores autuados.

Estes números demonstram o esforço empregado para conscientizar os motoristas sobre as condutas irregulares e que colocam em risco a segurança de todos os usuários das rodovias.

O ano que passou, também foi o ano em que as fiscalizações de velocidade não ocorreram de forma velada e sim ostensiva, dando a certeza ao motorista da nossa presença nas rodovias e gerando prevenção imediata ao trânsito.

Continuaremos 2020 com o mesmo empenho na fiscalização das rodovias catarinenses, agindo na prevenção ao trânsito com mais ações visando conscientizar os motoristas e ações de educação aos futuros condutores.